Como escolher o melhor tecido para sofá? Quais são as opções mais convencionais e suas características?
Esse móvel é essencial para salas de todos os padrões, por isso você deve escolher um modelo confortável e ideal para seu projeto. Em meio a tamanho e cor, o tecido também faz toda a diferença.
Para conhecer as principais versões, acompanhe nosso post e faça uma ótima escolha. Assim, sua sala ficará com um sofá bonito, funcional e aconchegante.
Como escolher?
Precisa de um sofá para sua casa? Em meio a uma variedade disponível nas lojas, você precisa se atentar a vários aspectos:
Tamanho: a primeira providência é quanto ao tamanho do sofá. Você pode comprar uma opção com três ou dois lugares ou um par, tudo depende do espaço disponível na sala. Se possível, meça e vá a loja já com as medidas necessárias para encontrar um móvel acessível.
Cor: do mesmo modo, a cor também faz diferença, afinal, precisa combinar perfeitamente com o conceito decorativo do ambiente. Sendo assim, você tem a possibilidade de escolher um sofá de várias cores, das mais neutras às quentes.
Vale destacar que os tons sóbrios combinam com praticamente tudo – preto, marrom e cinza, por exemplo. Além disso, podem ganhar mais cor com almofadas ou capas coloridas.
Tipo: o tipo do sofá também conta bastante. Entre os mais convencionais, destacamos o tradicional, sofá-cama, reclinável, retrátil e inflável.
Conforto: obviamente, o sofá precisa ser confortável e aconchegante. Não basta a estrutura ser bonita e impecável. Você precisa testá-lo antes da compra, para que assim possa ter um móvel perfeito para descansar.
Formato: hoje em dia há sofás de todos os formatos. Os modelos tradicionais quadrados de dois ou três lugares têm prioridade nas lojas. Entretanto, há outras versões modernas que se destacam: sofá de canto, redondo, com chaise, etc.
Estilo: por fim, existem sofás que variam conforme o estilo. Dentre os convencionais, salientamos o sofá rústico, vintage e moderno, cada qual com várias cores e demais composições.
Fotos e tipos de tecido para sofá
Agora que você já sabe tudo sobre sofá, vale destacar os principais tipos de tecido. Listamos 6 tipos essenciais para qualquer projeto:
Suede
O sofá de Suede é muito comum no mercado. Esse tecido é bastante resistente e indicado para casas que têm animais, como gatos. Além disso, é uma opção confortável, com textura macia e aveludada.
Os sofás de Suede têm baixo custo e são acessíveis. Você pode encontrar uma variedade bacana nas lojas, com várias cores e texturas.
Por outro lado, o Suede é um tecido difícil de limpar, por isso você deve evitar derrubar água e alimentos. Do mesmo modo, não é indicado para áreas onde bate muito sol, pois é um tecido que esquenta bastante.
Linho
Linho é um tecido muito fino que deixa qualquer sala mais exuberante. O linho sintético é feito à base de poliéster e algodão, considerado resistente e elegante.
É uma versão clássica, mas que exige cuidados. Para manter o ótimo aspecto, é contraindicado que animais durmam na estrutura, bem como comer sentado no sofá. Ademais, possui várias cores e um aspecto impressionante.
Couro
O sofá de couro dispensa apresentações. Hoje em dia, porém, se destaca a versão com couro sintético, que possui um valor bem acessível em comparação a original.
É um modelo clássico e sofisticado, perfeito para combinar com qualquer estilo de decoração. O sofá de couro preto é o que mais se destaca. Além disso, versões em marrom e branco também são tradicionais.
Vale destacar que o modelo de couro é praticamente impermeável, pois não absorve água e líquidos facilmente – ainda mais comparado a outras opções. Do mesmo modo, é simples de limpar e não acumula poeira. Caso isso aconteça, basta passar um pano úmido.
Chenille
Chenille é um tecido para sofá macio e confortável. Quem gosta de usar o sofá para deitar e relaxar pode escolher essa versão tranquilamente. Além disso, possui uma boa variedade de cores e uma textura diferenciada que rende conforto nas horas de descanso.
Os sofás de chenille também tem uma boa durabilidade. Desde que você tenha os cuidados necessários, esse é um dos modelos de tecidos para sofá perfeito para a sua sala.
Tecido estampado
Que tal ir além do convencional e escolher um sofá com tecido estampado? Você pode ignorar o padrão monocromático e neutro e ter um móvel com cores diferentes, porém complementares.
Atualmente existem sofás com várias estampas seguindo diversas linhas e conceitos. Há modelos modernos, retrô, com desenhos temáticos, personalizados, enfim, são referências para todos os gostos.
Além disso, os estampados possuem a vantagem de não deixar a sujeira aparente. Em caso de acidentes com líquidos ou comida, você pode disfarçar bem antes da limpeza – que deve ser feita sempre por uma empresa especializada caso o tecido fique manchado.
Tecido impermeável
Existem tecidos para sofá totalmente resistentes a água? Sim, felizmente há empresas que investem nesse modelo, ideal para áreas externas (como varandas) e casas com animais.
O tecido impede que o tecido retenha água. Por isso, é mais fácil de limpar e evita até aquelas indesejadas manchas. Sendo assim, é bem resistente e durável.
Segundo especialistas, os tecidos impermeáveis mais indicados são os sintéticos ou em lona. A versão de poliéster é a mais convencional, sobretudo a linha Aquablock, da fabricante Karsten.
Outra boa opção de tecido impermeável é o couro náutico, uma espécie de couro sintético que também resiste a água. Logo, pode ser deixado tranquilamente em áreas externas e ao redor da piscina, por exemplo.
Para comprar a melhor versão de tecido para sofá, é essencial fazer uma boa pesquisa nas lojas. Considere nossas dicas e escolha um modelo de acordo com as necessidades do seu projeto. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.
Esta postagem Tecido para sofá – Como escolher? + 6 tipos e modelos diferentes! foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/moveis/tecido-para-sofa/"/> Tecido para sofá – Como escolher? + 6 tipos e modelos diferentes! publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário