Mais do que conhecer todos os tipos de lâmpadas, é essencial escolher o modelo ideal para iluminar e favorecer a decoração do ambiente. Atualmente há seis opções convencionais, cada qual para um caso específico.
Sendo assim, é interessante conhecê-las detalhadamente, entender suas características e vantagens. Para ajudar você, preparamos este conteúdo completíssimo. Acompanhe e surpreenda-se.
Escolher a lâmpada certa é essencial por vários motivos. Primeiramente, deve-se considerar o cômodo na qual será instalada, para que o modelo seja eficiente e funcional. Do mesmo modo, a lâmpada correta ajuda na economia de energia elétrica, além de dar melhorar o padrão estético e a decoração do ambiente.
Em alguns locais, um tipo de lâmpada é mais indicado que o outro, por isso faz toda a diferença entender as características e diferenças de cada um deles, seja para instalar em sua casa, estabelecimento e outros locais.
Principais tipos de lâmpadas e seus usos
Conheça detalhadamente os principais tipos de lâmpadas e seus usos.
Lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED (diodos emissores de luz) são as mais populares atualmente. De fato, é um tipo que se destaca pela versatilidade e custo-benefício. De acordo com especialistas, pode gerar uma redução de até 90% no consumo de energia elétrica.
Além disso, são ecologicamente corretas, têm uma ótima durabilidade e ainda são vendidas em diversos tamanhos e formatos. Dependendo do fabricante e do uso, uma lâmpada de LED pode durar quase dois anos.
A tecnologia desse modelo converte descargas elétricas em luz sem emitir calor, tudo por meio de um chip. Flexíveis, são indicadas para residências e comércios em geral, além de painéis. Você encontra desde lâmpadas em formatos comuns até spots, fitas de LED ou mangueira, geralmente com uma variedade de cores.
Uma desvantagem é o preço. Em relação aos outros modelos, a lâmpada de LED é a mais cara do mercado. Entretanto, pela alta durabilidade e outras qualidades, compensa bastante escolher essa opção.
Lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes são conhecidas também como lâmpadas eletrônicas (ou lâmpadas frias) e também possuem alta relevância. Muita gente prefere esse modelo, sobretudo para iluminar espaços amplos – como salões, galpões, estabelecimentos, etc.
De fato, a capacidade de iluminação é alta e o modelo tubular é o mais vendido. Além disso, há também versões compactas, que são mais achatadas e lembram até as antigas lâmpadas incandescentes.
Quanto às cores, as mais populares são as lâmpadas brancas e azuis. Possuem uma alta durabilidade – mais de um ano em uso contínuo – além de uma boa eficiência na luminosidade. O custo-benefício também é uma boa vantagem.
Lâmpadas incandescentes
As lâmpadas incandescentes são as mais antigas e por tempos dominaram o mercado. São conhecidas pelo formato arredondado, possuem luz amarelada e um preço bem atrativo.
Além de indicadas para comércios e residências, ainda servem perfeitamente para interiores de geladeiras e fogões. A iluminação é realizada por meio de filamentos que esquentam e emitem tanto a luz quanto calor. A proporção, segundo especialistas, é de 10% de luz e 90% de calor, uma de suas maiores desvantagens.
Sendo assim, acabam consumindo muita energia, além de uma vida útil baixa em comparação a outros modelos (cerca de 41 dias de uso contínuo). Por isso, estão sendo retiradas do mercado e substituídas aos poucos, ficando cada vez mais raras nas lojas.
Lâmpadas halógenas
São parecidas com as lâmpadas incandescentes, porém são mais potentes e não gastam tanta energia (uma redução de cerca de 40%). Entretanto, ainda geram calor e esquentam o ambiente, além de ter uma vida útil baixa (80 dias de uso contínuo).
As lâmpadas halógenas são vendidas no formato palito e dicroico. Por suas características, são recomendadas mais para decoração do que para iluminação de todo o ambiente. Você pode instalar em sancas de gesso, para destacar vitrines de lojas, em quadros e demais objetos. Assim, o cenário fica com destaque e mais sofisticado.
O preço varia conforme o modelo. Geralmente, possuem um valor acessível, menor que as versões de LED.
Lâmpadas de descarga
As lâmpadas de descarga (HID) geram luminosidade através da condução de corrente elétrica por meio gasoso. São brancas e possuem um formato diferente, além de serem bem pequenas.
Emitem uma luz brilhante e possuem alta potência, por isso são as mais comuns na iluminação de grandes espaços (praças, fábricas, estádios, vias públicas, etc.). Por isso, são utilizados vários modelos juntos e que acendem completamente depois de um tempo, geralmente de 2 a 15 minutos.
Lâmpadas de neon
Por fim, destacamos as lâmpadas de neon, que são utilizadas em larga escala na decoração, para destacar fachadas de lojas e demais usos diferenciados. A iluminação é gerada a partir de tubos de gás com neon que é acionado em contato com a eletricidade. Do mesmo modo, se caracterizam pelas cores e na utilização em instalações descoladas.
Agora que você já conhece todos os tipos de lâmpadas, será mais fácil escolher a melhor versão para o seu projeto. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte e até a próxima.
Esta postagem Tipos de lâmpadas – Como escolher a melhor para cada ambiente? foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/iluminacao/tipos-de-lampadas/"/> Tipos de lâmpadas – Como escolher a melhor para cada ambiente? publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário