Muita gente procura aula de pintura em tecido para iniciantes. Afinal, essa técnica, além de ser uma verdadeira terapia, resulta em trabalhos lindíssimos.
Aprendendo essa arte, é possível pintar roupas, calçados, bem como peças de cama, mesa e banho. É um tanto quanto versátil e por isso que é exaltada por muitas pessoas.
A saber, quem possui a prática da pintura em tecido pode usá-la, além de presentear parentes e amigos, para garantir uma renda extra no final do mês.
Por ser um trabalho artesanal, a peça ganha ainda mais valor. Aliás, há quem prefira comprar itens pintados à mão, mesmo que pague mais, do que aqueles que são produzidos por máquinas e vendidos prontos.
Para a venda, você pode expor produtos já pintados ou então fazer sob encomenda. Apostar nos dois também é viável e aumenta ainda mais seu leque de serviços.
Contudo, saber lidar com os pinceis em tecidos não é algo tão simples e demanda técnica, além de tempo para aprender tudo e ganhar prática.
Por isso resolvemos elaborar um post com diversas dicas para quem é iniciante na pintura em tecido, além de modelos de inspiração! Conheça agora mesmo 🙂
Dicas de pintura em tecido para iniciantes
É muito comum alguém querer muito fazer artesanato com tecido, pintar roupas ou panos de prato, por exemplo, mas achar que não vai conseguir por não ter o “dom”.
No entanto, é preciso desmistificar tudo isso, pois qualquer um pode aprender a pintar em tecido. De acordo com especialistas no ramo, há dicas que podem ajudar muito no início dessa jornada, facilitando todo o seu aprendizado.
Selecionamos as principais sugestões para você ficar de olho e seguir ao começar a pintar em tecido.
1 – Ter todos os materiais a sua disposição
Quando falamos em passo a passo, devemos ter à mão tudo o que vamos precisar para fazer determinado serviço. No caso da pintura em tecido para iniciantes, serão necessários os seguintes itens:
- Tábua para fixação do tecido – É importante para deixar o tecido esticado, sem amarrotados ou dobras. A mais indicada é a placa de Eucatex.
- Cola permanente – Ela é passada na superfície da tábua para fixar o tecido durante o trabalho de pintura. Como o próprio nome diz, ela é permanente, então você não terá que ficar repassando a cada peça pintada.
- Pinceis – Segundo os profissionais, eles devem ser os de cabo amarelo (a maioria) e ter cerdas macias.
- Caneta para tecido – Ela é recheada com tinta para tecido e possui a mesma fixação.
- Lápis 6B – Ótimo para fazer os traços do desenho que você irá pintar. Ele desenha sem marcar e por isso é o melhor.
- Tinta dimensional – São as tintas com textura, mais precisamente glitter, que vem em tubos aplicadores. A mais famosa é a dourada.
- Stencil – São as bases vazadas com desenhos diversos para servir como base para muitas de suas pinturas.
- Papel carbono – É usado para poder passar os riscos para o tecido com total segurança. Isso em caso de ser um desenho feito antecipadamente. Há artistas que preferem desenhar diretamente no tecido.
- Tintas para tecido – Atualmente você encontra uma grande variedade de marcas, cores e tipos de acabamentos.
2 – Tipos de pinceis
Os mais usados são os Pituá, que são redondos e perfeitos para fazer fundos suaves e para pintar com stencil, sem espalhar tinta.
Pinceis da série 151 também são excelentes, pois já vêm lixados e cortados, prontos para uso. Tem todas as numerações para facilitar as suas criações.
Outro muito recomendado é o “número zero”, conhecido por zerinho ou outros nomes dependendo do artesão. Ele é extremamente fininho e delicado, deve ser bem cuidado para durar bastante tempo.
3 – Lixar e cortar pinceis
Caso você compre pinceis com as cerdas muito grandes, pode recorrer à tesoura e a uma lixa de unhas para deixá-los perfeitos para sua pintura em tecido.
Será preciso fazer isso também com o passar do tempo, caso o pincel apresente falhas em suas cerdas.
4 – Aplicação da cola permanente
Para não sujar um pincel com cola permanente, passe ele na tábua utilizando um cartão de visitas ou de banco.
5 – Limpeza dos pinceis e do stencil
Os pinceis devem ser mantidos sempre limpos. Uma dica bacana é apostar no álcool em gel para tirar o excesso de tinta, que não é retirado de forma alguma com água somente. Vá passando no álcool até que as cerdas fiquem bem limpas.
O stencil também deve ser limpo assim que você terminar a pintura. Nunca guarde-o sujo, pois no próximo artesanato você pode ter a surpresa de ter o tecido sujo pelo próprio stencil.
6 – Maciez dos pinceis
Uma sugestão dos especialistas é deixar os pinceis da noite para o dia embebidos em condicionador para cabelos ou então amaciante de roupas. Isso é parte de uma estratégia para mantê-los sempre macios e com a qualidade perfeita.
7 – Água no processo da pintura
O álcool em gel que citamos anteriormente é para fazer a limpeza total de um pincel. Mas a água é super necessária para o processo de pintura, pois ela vai ajudar a tirar o excesso de tinta entre uma pincelada e outra, e também entre a troca de cores.
8 – Tecido limpo e passado
É importante lavar e passar o tecido que será pintado. Além de assegurar que a peça estará limpinha, vai poder pintar em uma superfície bem lisa e sem qualquer desnível.
9 – Testes antes de pintar
Muitas vezes compramos uma tinta que, na hora de passar para o tecido, não possui a cor que esperávamos. Por isso é indicado fazer testes antes de fazer a pintura, de fato, visando conferir se é a tonalidade desejada.
10 – Caneta para traços finos
A caneta é considerada um material moderno, boa para fazer contornos mais finos e letras. Ela é barata, fácil de encontrar, possui várias cores, porém, é preciso saber usar para que fique um trabalho bonito e bem acabado.
Essas são as 10 dicas para você que está começando prestar atenção antes de ingressar nessa arte!
Agora que você já está por dentro de tudo o que precisa ter, pode continuar conferindo nosso post, pois vamos mostrar muitas ideias de pintura em tecido para iniciantes. Acompanhe!
Ideias de pintura em tecido para iniciantes
De fato, não são todos os desenhos que são indicados para iniciantes na pintura em tecido. Para começar com o pé direito, é bacana ponderar na escolha dos riscos.
Prefira aqueles com poucos traços e em baixa quantidade, sem muitos detalhes. É claro que conforme for treinando, poerá ir aumentando gradativamente o nível de dificuldade dos desenhos. Vá se arriscando pouco a pouco.
Frutas e flores estão entre os desenhos mais propícios para iniciantes. Mas a seguir selecionamos não só esses, mas alguns riscos que envolvem animais e outros ícones também, porém, de baixa complexidade.
Se você for ousado, dá para ir testando até ganhar a prática. Afinal, foi assim com todos os outros artesãos!
Confira nossa seleção de imagens, assim como riscos lindos de pintura em tecido para iniciantes:
Pintura de frutas
Saber pintar frutas pode ajudar muito na criação de muitos produtos têxteis, como é o caso dos panos de prato, de pia, toalhas de mesa, aventais ou então roupas customizadas e temática.
As frutas redondas são as mais fáceis, perfeitas para quem está iniciando nessa arte. Conforme for aprendendo e ganhando destreza, você consegue pintar outras, como bananas e abacaxi, por exemplo.
Pintura de rosas
Rosas estão entre as flores mais procuradas para pintar em tecido. Românticas e femininas, elas são buscadas para decorar qualquer peça da moda ou então de cama, mesa e banho.
Você pode criar um enxoval para presentear utilizando os mesmos riscos de rosas, sendo que elas podem ter qualquer cor que desejar. Já pensou? Mas além delas, é bacana aprender também a fazer as folhas e folhagens para que o desenho fique completo.
Pintura de flores
Depois de ver exemplos de rosas pintadas em tecidos, por que não citar as flores de um modo geral?
Há muitas e muitas espécies de flores para reproduzir em tecidos, até mesmo as mais infantis, que são perfeitas para trabalhar com as crianças em sala de aula ou então pintar em peças destinadas às crianças.
Com essa técnica você pode fazer jardins, buquês, vasos de flores completos.
Pintura de vaquinha
Você pode pensar que desenhar uma vaquinha já está mais para quem é de um nível avançado na pitura em tecido. No entanto, com tantas opções disponíveis, conseguimos encontrar moldes de riscos bem simples, super possíveis de criar sem muita complexidade.
É comum escolher vaquinhas para compor os jogos de cozinha, principalmente. Pode ser uma boa para fazer kits para cobrir botijão, filtro, liquidificador, enfim, vários eletrodomésticos.
Em panos de prato elas surgem nos mais variados formatos e cenários.
Pintura de galinhas
Outra dica bem divertida para pintar itens de cozinha, principalmente, é a galinha. Muita gente gosta de decorar com essas aves “fazendeiras” e pode ser uma ideia boa pra você que quer pintar para vender.
A maioria das galinhas apresentam muitos riscos e detalhes. Mas com certo custo encontramos modelos que se adequam ao nível iniciante na pintura, com poucos traços e mais objetivos.
Pintura de Natal
O Natal é a principal data festiva do ano e mobiliza as pessoas para decorar a casa para deixá-la com um clima natalino, cheio de amor e esperança.
O mais bacana dos tecidos pintados para o Natal é que há muitas vertentes para seguir. Há os religiosos, nos quais você pode fazer imagens, símbolos e frases bíblicas.
Além disso, há os ícones ligados à fantasia do Natal, como o Papai Noel, rennas, árvores de natal, bolas, botas do Papai Noel, presentes, luzes, sinos, entre tantos outros.
Leia mais sobre o tema: Decoração de Natal para Sala – 72 ideias e enfeites lindos para decorar!
Pintura de boneca
Bonecas também são muito procuradas por quem faz pintura em tecido. É uma tradição pintar bonecas fofas em panos de prato e toalhas, podendo ser dos mais variados tipos, cores, tamanhos e estilos.
Também é bacana pintar bonecas em roupas infantis, bem como bolsas de tecido. Esse tipo de pintura vende bastante entre as crianças e jovens, podendo então ser uma fonte de lucro interessante.
Vale lembrar que as bonecas não são muito fáceis de serem pintadas. A maioria delas requer mais tempo praticando, no entanto, encontramos alguns modelos que podem servir como base para o seu aprendizado mesmo sendo iniciante.
Pintura de coruja
As corujas também são altamente usadas nos artesanatos, como em bordados ou crochê. E na pintura em tecido isso não seria diferente, há muitos modelos de corujinhas que podem ser pintadas!
Para facilitar o processo de pintura para você que é iniciante, selecionamos riscos / imagens de inspiração bem simples.
Quer saber mais sobre pintura em tecido para iniciantes? Confira vídeo sobre o assunto do canal Escola de Pintura!
E então, o que achou de nosso post sobre pintura em tecido para iniciantes? Esperamos que tenha gostado e que retorne mais vezes para conferir outros conteúdos sobre artesanato e decoração.
Aproveite para ler também:
Pintura em pano de prato – 45 Ideias incríveis + Guia para iniciantes!
Artesanato em tecido: 79 ideias incríveis e passo a passo!
Artesanato para o Dia das Mães – 30 Ideias para Presentear com Amor!
Retorne outras vezes para aprender mais e mais. Até uma próxima!
Esta postagem Pintura em tecido para iniciantes –10 dicas para quem vai começar! foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/artesanato/pintura-em-tecido-para-iniciantes/"/> Pintura em tecido para iniciantes –10 dicas para quem vai começar! publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário