Escolher banquetas para cozinha americana não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitos e muitos modelos disponíveis no mercado, que podem se adequar a diversos estilos de decoração.
Além de conseguir combinar com o espaço, você tem a missão de encontrar as banquetas em tamanho ideal para a bancada. Para não ter erro, há quem opte por comprar modelos sob medida.
Todavia, atualmente existe um padrão de construção de bancadas e ilhas, e por isso os fabricantes de móveis já estão alinhados com as alturas mais procuradas de banquetas.
Precisa de uma mãozinha para encontrar o conjunto de banquetas perfeito para a sua cozinha americana? Nós elaboramos um post repleto de informações, dicas e imagens de inspiração. Acompanhe agora mesmo!
Medidas das banquetas para cozinha americana
Primeiramente é importante ressaltar o quão necessário é considerar as medidas das banquetas. Afinal, elas estarão ali no ambiente não só contribuindo esteticamente, mas vão dar suporte na hora de fazer refeições e reuniões com família e amigos.
As banquetas são assentos convencionais, que se assemelham com bancos, porém, mais altas. Elas são feitas para fazer conjunto com as bancadas, tradicionalmente construídas nas cozinhas americanas.
Essas bancadas podem ser usadas para a funcionalidade do dia a dia desta cozinha, servindo como base para por alimentos, utensílios e eletrodomésticos. Mas além disso, são muito procuradas para auxiliar em refeições diárias rápidas, nas quais não se precisa usar a mesa de jantar.
Portanto, se você tem uma cozinha americana e deseja ter a bancada para servir pratos e realizar refeições, deve levar em conta a escolha de banquetas confortáveis. E para que elas tenham conforto realmente, é imprescindível que tenham as medidas ideais.
Veja acima que a altura da banqueta vai depender da altura da bancada. E como falamos anteriormente, existe um padrão seguido tanto pelas construtoras quanto pela indústria de móveis.
A bancada tradicional pode ter a altura entre 80 e 110 centímetros, enquanto a banqueta ter entre 60 e 85 centímetros. Na tabela há a relação para seguir.
E por que é importante considerar a altura da banqueta?
Bom, caso a banqueta seja muito mais alta que a bancada não ficará nada confortável para comer, pois as costas tendem a ficar curvadas. Ao contrário, se ela for menor, não será possível alcançar a mesa e se apoiar de forma devida.
Se desejar, você pode recorrer às banquetas para cozinha americana sob medida. A empresa especializada em móveis planejados vai produzir com o material, design e as dimensões que você quiser.
Fotos e modelos de banquetas para cozinha americana
Depois de entender qual é a altura ideal das banquetas para cozinha americana, você já pode ficar por dentro do design dessas peças.
O mais bacana é que existem banquetas de absolutamente todos os estilos. Você só terá o trabalho de procurar a loja certa para comprar e pesquisar os preços.
Além disso, pense na opção de encomendar modelos sob medida. É mais caro, porém, as banquetas ficarão do jeitinho que você deseja.
Os materiais das banquetas devem ser escolhidos a dedo, de acordo com o estilo decorativo empregado. Abaixo você pode ver as características dos principais.
- Madeira
Banquetas de madeira são clássicas e umas das mais utilizadas. Além da madeira ser super versátil, combinando com ambientes rústicos, vintages, escandinavos e até modernos dependendo do tipo, ela agrega muito valor estético ao local.
Você encontra banquetas feitas com madeira maciça, de demolição e até com compensados, que são menos resistentes, porém, podem ser uma opção para quem busca economizar.
Há as banquetas de madeira somente com o assento, consideradas modelos mais básicos, e aquelas com encostos. O design também varia bastante, podendo ter entalhamento, desenhos e detalhes de outros materiais com ferro trabalhado.
- Ferro
Se você busca resistência e durabilidade pode considerar usar banquetas de ferro para bancada da cozinha americana.
É uma ótima escolha para quem visa decorar ambientes com estilo industrial, minimalista e contemporâneo. Também combina muito com decoração noir.
O ferro pode ter qualquer cor que você quiser e geralmente a parte do assento é feita com outros materiais, podendo ser madeira, MDF ou acrílico.
- Alumínio
Também podemos citar as banquetas de alumínio, que são modelos que se adequam bem a ambientes com decoração moderna.
Tendem a ser mais baratos que as de madeira e de ferro, o que ajuda a compor projetos em que se quer economizar dinheiro.
Essas banquetas podem ser simples ou robustas, com encosto e até braços. O mais comum, tendo em vista os modelos encontrados no mercado atual, é que o assento seja estofado, proporcionando mais comodidade aos usuários.
Elas ficam excelentes com bancadas laqueadas ou com detalhes em vidro.
- Vime
Se o seu intuito é levar um pouco de ar campestre para dentro de sua cozinha, pode considerar escolher banquetas de vime, material caracterizado por seu trançado feito com varas flexíveis. Lembra muito o sisal e a palha, conferindo aspecto bem rústico e praiano ao projeto.
Por serem peças artesanais na maioria das vezes, você deve pagar um pouquinho a mais por elas, o que é justo. Mas vale super a pena caso queira compor essa cozinha ‘bucólica’ de uma forma bem original.
Normalmente, essas banquetas contam com o assento e encosto de vime, sendo que algumas ganham estofados estampados ou lisos. A base costuma ser de ferro ou alumínio.
- Plástico
Além de todas as que citamos, há ainda as banquetas para cozinha americana compostas por plástico. Claro que se trata de um plástico bem resistente, que pode ter inúmeras cores, bem como formatos, facilitando a harmonização com a decoração escolhida.
O modelo mais conhecido de banqueta de plástico é aquele arredondado, giratório e que possui pedal para definir a altura que ela precisa ter. Também há outros com design elementar, estilo cadeira ou banco tradicional.
Cores das banquetas para cozinha americana
Determinar a cor dessas peças pode parece difícil em um primeiro momento. Mas uma dica para não errar é deixá-la para o final na preparação do projeto e escolher aquela cor que se encaixe perfeitamente entre a decoração escolhida.
Se a sua cozinha for bem ornamentada, com detalhes diversos no que se refere a texturas e / ou estampas, indicamos o uso de banquetas em tons neutros e lisos. Por exemplo: branco, preto, bege, cinza e marrom.
Já se a cozinha é quase que monocromática, você pode apostar em um toque de cor usando as banquetas, Atualmente há modelos das mais variadas cores, vibrantes e sóbrias.
Ou então, se ela é em tons amadeirados, você pode investir em peças artesanais, com tecidos com estampas de flores, de madeira ou então em cores terrosas. Tudo vai depender do que você quer, do resto do ambiente.
Lembrando também que as cozinhas americanas não são ambientes isolados, onde a sua decoração influencia somente aquele espaço. Ela divide a área geralmente com a sala de jantar ou então com a sala de estar.
E muitas vezes as banquetas se situam ao lado oposto da cozinha, ou seja, justamente nesses ambientes citados. Por isso que elas precisam ainda ser combinadas com o décor desse segundo cômodo!
Bom, o que acha de agora conferir muitos outros modelos de banquetas para cozinha americana? A seguir tem diversos projetos decorados para você se inspirar e ter uma noção de como compor esse ambiente. Conheça!
E então, já sabe quais banquetas para cozinha americana usar em seu projeto? Gostou do post? Tem alguma dúvida? Conte para a gente!
Aproveite para ler também outros artigos semelhantes:
50 Banquetas Modernas Impressionantes – Como Escolher a Sua!
Como decorar uma cozinha? – 40 ideias e dicas para você se inspirar!
Cozinha modulada – O que é? + 75 ideias e projetos impressionantes!
Retorna outras vezes para conferir mais conteúdos sobre decoração e construção. Até uma próxima 🙂
Esta postagem 55 banquetas para cozinha americana e dicas de como escolher! foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/moveis/banquetas-para-cozinha-americana/"/> 55 banquetas para cozinha americana e dicas de como escolher! publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário