Ao iniciar uma obra, os profissionais precisam se atentar às características do terreno e definir quais estruturas são essenciais ao projeto. Algumas opções são perfeitas para evitar problemas futuros, como o muro de gabião. Já ouviu falar?
Se você pretende construir em uma área próxima a pontos de água ou que necessita de suporte e proteção contra erosão do solo, essa é uma boa alternativa. O gabião é utilizado na Engenharia e construção civil há tempos e possui muitas vantagens.
Por isso, é interessante entender melhor do que se trata, indicações, principais tipos e tudo sobre essa estrutura. Acompanhe o post completo e informe-se.
O que é gabião?
Gabião é uma espécie de estrutura armada confeccionada com telas de malha hexagonal e dupla torção. É produzido com aço galvanizado e preenchido com seixos ou pedras, semelhante a uma gaiola.
O significado do nome é algo parecido com uma gaiola grande, visto que a origem é italiana, da palavra “gabbione”, ou seja, gaiola. Portanto, o gabião funciona como um suporte montado que, junto a pedras, forma um muro de contenção.
A origem do gabião é antiga. Segundo especialistas, no Egito Antigo já utilizavam essa técnica para ajudar a conter as cheias do rio Nilo. Do mesmo modo, era comum na China e em países asiáticos. Entretanto, a popularização se deu por volta do século XVI.
Nessa época, a função do gabião era proteger os soldados durante as guerras. Como se trata de um muro flexível, resistente e de rápida construção, era erguido em áreas militares e locais estratégicos para proteger as tropas. Hoje em dia, ainda é uma tendência comum no Oriente Médio.
Entretanto, com o tempo o gabião ganhou relevância por ser um tipo de muro de arrimo e ótimo sistema de contenção. É comumente utilizado em obras hidráulicas e viárias, mas também é ideal para construções em geral, sobretudo em projetos residenciais.
Destacado pela resistência, o gabião tem como função revestir canais hidráulicos, estabilizar e evitar a queda de detritos e pedras em encostas, controlar o avanço da erosão do solo, drenar a água de infiltração de terrenos, evitar escorregamentos e desabamentos, entre outras.
Além de ser uma alternativa simples e de fácil construção, é totalmente sustentável e ainda ajuda a preservar a vegetação local. Em obras residenciais, ajuda a incrementar o aspecto de fachadas, tornando-se uma boa opção decorativa.
Vantagens e desvantagens
O gabião possui uma série de vantagens:
- Ecologicamente correto, pois sua base é aço e pedras, sem gerar detritos e sem agredir o meio ambiente;
- Favorece e preserva a vegetação local, com impacto ambiental quase nulo;
- É altamente resistente e tem ótima durabilidade;
- É permeável, facilitando a drenagem do fluxo de água que está sendo contido;
- Nível baixo de manutenção, sobretudo se instalado em terrenos sem aclive/declive;
- Comporta pedras de processo industrial básico, evitando a extração do solo;
- O aço utilizado na estrutura provém de material reciclado e de reaproveitamento;
- Em projetos residenciais, favorece o paisagismo e incrementa a fachada;
- É versátil – possui três tipos que se adaptam as mais diversas obras;
- Possui ótimo custo benefício.
Por outro lado, vale destacar apenas uma desvantagem dessa estrutura. De acordo com especialistas, é necessária a construção de uma base larga para dar estabilidade ao muro. Como apresenta grandes dimensões, compromete boa parte do terreno.
Em todo caso, é essencial contar com a consultoria de profissionais especializados. Eles definirão qual é o melhor tipo de gabião de acordo com a obra. Além disso, devem ficar atentos quanto à qualidade do material utilizado para concepção do muro.
Principais tipos de gabião
Existem três tipos de gabião com características e indicações diferentes. Conheça melhor cada um deles:
Gabião Caixa
O gabião tipo caixa é o mais comum atualmente, sobretudo em obras residenciais. É uma estrutura com formato de prisma retangular, com tampa e base integradas e divisões internas chamadas de células.
A malha da base é unida com painéis, que ajudam a formar as paredes e os diafragmas. Possui alta resistência à tração, por isso é indicado para estruturas que sofrem empuxos. Sendo assim, funciona como muro de contenção comum em barragens e canalizações.
As pedras devem ser montadas nas gaiolas em três camadas, para dar a estabilidade necessária ao muro. Costuradas, as malhas de aço dão a estabilidade necessária à estrutura, que se caracteriza pela grande área e pequena espessura.
Gabião Colchão
O formato de paralelepípedo é uma das principais características do gabião tipo colchão. Além disso, tem grande comprimento e largura, mas á baixo, por isso a razão do nome.
A aplicação se dá com a estrutura desdobrada no local de instalação, para depois ser costurada e preenchida com pedras. Sendo assim, é a melhor opção para revestimento de canais de água, para barragens e margens de rios e córregos, dando estabilidade à área e evitando erosões e voçorocas.
Gabião Saco
O gabião saco tem aspecto cilíndrico e funcionam como solução rápida, sobretudo em obras emergenciais. É um modelo que se destaca pela versatilidade, indicado para solos com baixa capacidade de suporte e obras hidráulicas em geral.
A instalação é realizada com os gabiões já montados. Dependendo da área, o transporte é realizado via grua ou guindaste. Além disso, especialistas indicam que a estrutura seja revestida com camada plástica para aumentar sua resistência em águas poluídas.
Fotos e modelos de muro de gabião
Agora que você já sabe tudo sobre gabião, veja fotos de obras que utilizam essa estrutura. As primeiras imagens destacam o uso em margens de córregos e locais com água – para correção do curso da água e proteção das margens, por exemplo.
O gabião é comum em obras em geral, sobretudo para a contenção de terra e proteção contra erosão.
É comum ver muros de gabião na beira de rodovias e estradas, tudo porque a estrutura ajuda na proteção contra deslizamentos de terra.
É cada vez mais popular a presença do muro de gabião em projetos residenciais. Trata-se de um elemento que favorece a arquitetura e o acabamento da fachada de casas e empreendimentos.
Quanto custa em média? #preço
O preço do muro de gabião depende do modelo escolhido, da área de instalação, da mão de obra envolvida, entre outros fatores. Sendo assim, é essencial realizar pesquisas e orçamentos com empresas especializadas.
De acordo com o site Habitissimo, um muro de gabião custa em média 300 reais o metro quadrado. Logo, um muro de 15 metros terá valor final de 9 mil reais.
Entretanto, o valor muda conforme cada região. Você pode consultar empresas e profissionais locais ou fazer orçamentos em alguns sites, como o Diprotec e o AWA Comercial.
Se você precisa de uma solução prática para contenção de barragens e drenagem de água, o gabião é uma indicação bem interessante. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre essa estrutura. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Boa sorte em sua obra e até mais.
Esta postagem Tudo Sobre【GABIÃO】➞ O que é • Preço • Tipos • Vantagens foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/projetos/gabiao/"/> Tudo Sobre【GABIÃO】➞ O que é • Preço • Tipos • Vantagens publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário