Porcos são animais comuns da fauna brasileira e encontrados em diferentes países do mundo. Igualmente a todos os outros animais ele necessita de alimentação adequada para seu crescimento e desenvolvimento saudável. O dono precisa, portanto, encontrar a ração para porcos correta para a sua criação. Sobre isso saiba mais a seguir.
Porco é o nome conhecido dos suínos com a pele rosada (ou cinza, depende da espécime). Entretanto, poucos sabem que este na verdade é um apelido para os bunodontes, seu nome científico. Estes animais são criados no Brasil basicamente para abate, sendo por isso alimentados para se conseguir com eles a melhor carne possível. Entretanto, são animais de companhia também.
Os porcos possuem 44 dentes, o que não é pouca coisa. Por este motivo podem morder muito bem os seus alimentos. Também são animais de reprodução rápida, com uma gestação somando no máximo 112 dias. São, portanto, animais muito atrativos para a criação e revenda.
O que precisa ter em uma ração para porcos?
A dieta – Você, como muitas pessoas por ai podem pensar que a dieta do porco é baseada em lixo. Ou seja: restos de alimento. Algumas pessoas de fato criam este animal desta forma. Entretanto não é a dieta ideal. O lixo para o porco é como um fast food para nós: um extra sem valor nutricional nenhum.
A dieta do porco, assim como a ração para porcos, deve ser bem ministrada ao longo de seu crescimento para o animal crescer saudável e pleno. A fêmea também só poderá gerar boas crias se receber uma alimentação apropriada.
Como base a ração de porco deve ter proteínas e fontes de energia. São boas fontes de proteína e energia para o porco:
- Grãos de Milho;
- Os grãos de soja;
- Trigo;
- Sorgo.
Comer apenas o grão pode? Sim! Mas é recomendado? Para uma criação de animais o melhor é a ração para porcos.
A criação de porcos é um mercado altamente lucrativo em todo o mundo. Por conta disso há uma enorme quantidade de fábricas de ração para porcos em diferentes países. Tal tipo de alimentação é responsável por alguns benefícios para os animais como uma carne menos gordurosa e mais músculos formados por meio de aditivos. A criação se torna, portanto, mais rentável.
Como fazer ração para porcos? – Passo a passo
Nas lojas de produtos para animais é possível encontrar ração para porcos pronta. Por que não comprar então? Porque tudo o que já está pronto possui custos de produção, dos funcionários trabalhando para isso, da embalagem e transporte. Logo, comprar ração para porcos pronta é mais caro e nem sempre se obtém o melhor resultado. As vezes nada se compara com o natural, com a ração feita em casa com atenção e cuidado.
Se você quer fazer em casa uma ração para porcos as principais receitas são:
Ração para porcos para os primeiros dias do porco
Focada em animais dos 7 dias de vida do porco aos cinquenta dias. Todos os ingredientes devem ser misturados e servidos juntos. O armazenamento deve ser em local seco e arejado.
Ingredientes para 100 kg de ração:
- 54 kg de milho moído;
- 35 kg de soja;
- 4 litros óleo de soja – para fornecer energia ao animal
- 2 kg de açúcar – para dar um sabor melhor e ajuda no desenvolvimento do letão;
- 5 kg de núcleo;
Ração para porcos dos 50 a 70 dias
Ingredientes:
- 63kg de farelo de milho;
- 32 kg de soja;
- 1 kg de açúcar;
- 4 kg de núcleo.
Assim como a ração indicada acima, deve ser guardada em local sejo e arejado e servida com uma mistura bem homogênea.
Ração para porcos dos 71 os 112 dias
Ingredientes
- 69 kg de milho moído;
- 27 kg de soja;
- 4 kg de núcleo.
O preparo da ração para porcos é simples: misture tudo e sirva. Guarde o restante em um local seco e arejado.
Ração para porcos dos 112 dias ao abate
- 73 kg de milho moído;
- 23 kg de soja;
- 4 kg de núcleo.
O mesmo preparo das rações indicadas acima.
Ração para porcos para a matriz: porca na fase de lactação
- 53 kg de milho moído;
- 22 kg de soja;
- 21 kg de farelo de trigo;
- 4 kg de núcleo.
É só misturar e servir.
Ração para porcos para animal que acabou de parir
Ingredientes
- 56 kg de milho;
- 29 kg de soja;
- 9 kg de farelo de trigo;
- 2kg açúcar;
- 4kg núcleo.
O núcleo é vendido em casas de rações de acordo com a fase de desenvolvimento do animal. O indicado é comprar especificamente para cada fase de maturação: para o leitão de 7 dias de nascido, por exemplo, saindo da lactação, há um núcleo para ele. Não é o mesmo da mãe pós gestação, por exemplo.
Os tipos de ração para porcos são apenas uma sugestão de como alimentar a sua criação de porcos. Há outras receitas no mercado e alguns criadores buscaram conhecer mais e criar a sua própria ração com diferenciações dos ingredientes listados acima. Caso tenha sugestões ou dúvidas é só deixar nos comentários abaixo.
Esta postagem Ração para porcos – Como fazer? O que precisa ter?【2020】 foi publicada primeiro em Doce Obra.
< a href="https://casaeconstrucao.org/rural/racao-para-porcos/"/> Ração para porcos – Como fazer? O que precisa ter?【2020】 publicado primeiro em casa e construcao
Nenhum comentário:
Postar um comentário